Importância do acompanhamento do pedido e do registro de marca

Importância do acompanhamento do pedido e do registro de marca.

Já falamos muito sobre a importância do registro de uma marca, como ela é um diferencial competitivo e as vantagens que você obtém ao buscar a sua proteção.

E o primeiro passo é sempre realizar o pedido de registro da marca perante o INPI, providência para o qual você pode contar com os serviços da Marcas e Patentes VIX!

Mas o que fazer após a apresentação do pedido?

Eu não usei um agente ou escritório especializado

Contratar uma empresa especializada para cuidar do seu ativo intelectual é fundamental para que você tenha sucesso na obtenção do registro.

É claro que não é proibido que você busque ou tente fazer todo o processo, mas como ele exige uma série de conhecimentos específicos, não apenas relacionados com os formulários e códigos que devem ser preenchidos, mas com as regras contidas na legislação, a opção pode representar uma tremenda dor de cabeça.

As vantagens de obter ajuda especializada

Optando por buscar ajuda especializa você evita o preenchimento equivocado de qualquer formulário, que pode inclusive motivar o indeferimento ou a formulação de uma exigência formal (Saiba o que fazer quando seu pedido sofre uma exigência), ou até mesmo pedir algo que é proibido ou que não tenha chances de ser concedido. E por isso é sempre recomendável a busca de anterioridade – nesse vídeo você pode entender a importância da busca de anterioridade: Os passos mais importantes antes do registro.

Não sei como anda meu pedido. Corro algum risco?

Outra grande vantagem é sempre estar informado sobre o que acontece com o seu pedido. Aqui na Marcas e Patentes VIX você recebe mensalmente ou bimestralmente tudo o que acontece com o seu pedido.

Mas não é só.

Você tem ainda um monitoramento SEMANAL do mercado, obtendo informações sobre eventuais empresas que estejam buscando marcas que possam se  relacionar com a sua. E mais: se alguma coisa for detectada você é informado imediatamente e recebe uma ligação dos nossos consultores, para entender exatamente o que está acontecendo e quais os próximos passos.

Então não basta apenas fazer o pedido? É preciso analisá-lo constantemente?

Sim, é fundamental o acompanhamento constante.

Você sabia que muitos processos estão parados no INPI por falta de ação de seus titulares?

É isso mesmo. Existem centenas de pedidos de registro de marcas, por exemplo, que estão parados em função de exigências do INPI ou de impedimentos que não existem mais!!

O que fazer para acelerar a decisão? A Marcas e Patentes VIX pode auxiliar nesse processo!

Oferecemos um serviço exclusivo de diagnóstico, que tem como objetivo principal avaliar o status de suas marcas (e também patentes e desenhos industriais) para identificar se existem providências que podem ser adotadas para acelerar o processo de concessão.

Mas eu já tenho o registro concedido. Preciso ainda continuar monitorando?

Durante os 10 anos de duração do registro da sua marca muita, mas muita coisa pode acontecer, e é preciso ficar atento. Toda semana, como dissemos, o INPI publica pedidos e decisões na Revista da Propriedade Industrial e por mais que sua marca já esteja registrada é fundamental continuar fazendo a leitura.

Então quer dizer que sempre terei que cuidar da minha MARCA?

É isso mesmo. Seu registro pode sofrer um pedido de caducidade, uma nulidade administrativa ou outras pessoas e empresas podem começar a solicitar marcas que se aproximem de tal forma da sua que podem afetá-la e enfraquecê-la (e falaremos especificamente sobre essa hipótese em outro artigo).

E veja que você ainda contra com um filtro extremamente importante que pode indicar eventuais violações das suas marcas em todo o Brasil.

Portanto, não se esqueça, sua marca merece investimentos constantes, quer para sua divulgação, consolidação e também para a manutenção do seu registro.

Solicite uma consulta gratuita sobre o nome que deseja registrar.

Contatos