O que é SEO? Como fazer de forma correta?

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Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização para Motores de Busca são técnicas que visam melhorar o posicionamento das suas páginas nos buscadores como o Google, Bing, Yahoo entre outros. Quando um usuário digita no Google ou outro buscador um termo que está interessado (palavra-chave), o objetivo do SEO é fazer com que uma ou mais páginas do seu site, blog ou e-commerce apareçam nos primeiros resultados da busca orgânica (resultados que aparecem logo abaixo dos links patrocinados).

Muitos sonham em aparecer nos primeiros resultados do Google, mas é importante prestar atenção que no topo e na lateral existem alguns resultados em destaque (em amarelo) que são patrocinados e abaixo (em verde) aparecem os resultados orgânicos que não estão ali apenas por “sorte” ou por ser “sites mais antigos” e sim por aplicar as técnicas de SEO corretamente.

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SEO Google

As técnicas de SEO quando aplicadas não tem o objetivo de funcionar apenas para o Google, pois os demais buscadores como Bing, Yahoo entre outros utilizam o mesmo padrão de busca.

Para adequar seu site, blog, e-commerce ou qualquer página nos padrões de SEO do Google ele recomenda fortemente que você encontre um profissional devidamente habilitado ou conheça suas diretrizes para não ser prejudicado e ter efeitos contrários de uma boa otimização como ser banido das buscas.

O Google possui este guia para iniciantes em otimização de sites para mecanismos de pesquisa.

Ferramentas SEO

Vou sugerir 3 ferramentas do Google gratuitas que uso com frequência dentre as várias que o mercado oferece.

Google Trends – Explore as tendências da Pesquisa do Google com o Google Trends.

Google Analytics – Acompanhe os acessos das suas páginas em tempo real, por período e principalmente encontre os termos (palavras-chave) de maior impacto que faz os usuários chegarem até o seu site.

Google Search Console (Webmaster Tools) – Uma ferramenta poderosa do Google que ajuda você a complementar informações do Google Analytics e também rastrear títulos duplicados, criar e monitorar sitemaps das suas páginas.

Dicas e técnicas de SEO

As técnicas de SEO são várias e para ajudar você a avaliar seu projeto vou abordar duas técnicas  importantíssimas que são On-Page e Off-page.

Técnica On-Page

Títulos das páginas

Um dos pontos mais importantes da suas páginas é o título. Ele será exibido no topo do navegador e nas buscas do Google. Evite passar dos 70 caracteres e não crie títulos duplicados nas suas páginas para não ser punido nos buscadores como conteúdo duplicado.

Meta tags

Meta description

Nesta meta você precisa transmitir em no máximo 160 caracteres a essência do seu artigo que fará o usuário que está buscando nos mecanismos de pesquisa tomar a decisão em clicar ou não em seu resultado.

Metas keywords

Já teve seus dias de glória mais foi deixada de lado pela maioria dos mecanismos de busca, ou seja, chega de encher sua página de tags com ou sem acento, ortografia errada, outros para tentar subir no ranking dos buscadores.

Heading tags

As tags heading (h1,h2,h3…) deverão ser usadas para destacar títulos importantes da sua página. Lembre-se de nunca repetir a tag h1 pois a mesma deve ser única na página.

Atributo alt ou title em imagens

Esses atributos são informações agregadas a imagens que valorizam a exibição das mesmas nos mecanismos de busca. O atributo title (Título) e alt (Texto alternativo) encontram-se na maioria dos editores de imagens como por exemplo WordPress. Caso você tenha um artigo com o nome “Facilidades dos Smartphones” poderá ter a tag title e alt com o mesmo título para se beneficiar nas buscas.

Domínios

Desde 2012 perderam bastante importância no quadro de fatores que fazem uma página ter um melhor ranking nos mecanismos de busca. Antes desta data o Google dava mais importância nos resultados com um domínio exato, mas de lá para cá ele mudou seu algoritmo de buscas e agora o que mais conta é a qualidade do conteúdo. Registre domínios exatos se possível e o mais próximo do nome da sua empresa ou produto. Lembre-se também de registrar um domínio .com e outro .com.br para evitar concorrência nos buscadores.

URLs amigáveis

Você já dever ter ouvido falar nelas! Nada mais é do que deixar o link para as páginas do seu site de forma “amigável” para os buscadores evitando números, acentuação, espaços em branco e caracteres estranhos. Matt Cutts um dos engenheiros do Google já afirmou que o uso de hífens é a melhor maneira de separar as palavras-chave de uma URL.

Exemplo em destaque de URL amigável para uma página de televisores em promoção

meusite.com.br/televisores-em-promocao [✓]
meusite.com.br/Televisores em Promoção [x]
meusite.com.br/televisores+em+promocao [x]
meusite.com.br/?categoria=1 [x]

Conteúdo

Particularmente (e o Google pensa assim também) acho que é o ponto mais alto do SEO nos dias atuais. Os buscadores estão cada vez mais “inteligentes” levando em conta através de sua engenharia e cruzamento de informações a qualidade do conteúdo.

Técnica Off-Page

Links externos

Os mecanismos de busca levam muito em conta o número e a qualidade de sites externos que tem link para o seu site. Quanto melhor for o Page Rank dos sites que apontam links para o seu melhor será o seu posicionamento nas buscas. Outro fator importante é o texto usado no link e ao redor dele. Exemplo: Você tem um artigo falando sobre “Marketing Digital” e um portal com Page Rank alto coloca um link apontando para o seu site: <a href=”meusite.com.br/marketing-digital”>marketing digital</a>. Isso será um pote de ouro em termos de link building.

Idade de um domínio

Não dizem que panela velha que faz comida boa? Os mecanismos de busca pensam assim também! Quanto mais velho o seu domínio maior a pontuação no ranking. Hoje é muito fácil registrar um, dois ou algumas dezenas de domínios para concorrer com conteúdos de outros sites, por isso os buscadores levam em conta a idade dos domínios.

Marketing Digital

Você pode potencializar muito sua estratégia de Marketing Digital usando o SEO ao seu favor. Diariamente centenas ou milhares de pessoas entram no mercado de info-produtos e não levam em conta a estratégia por exemplo de colocar um blog com conteúdos relevantes de seu nicho. Desta forma necessitam gastar grandes valores em anúncios pagos para gerar tráfego para suas páginas de vendas ou engajamento.

Para gerar resultados imediatos os anúncios pagos são necessários, mas leve em conta a criação de um blog e produção de conteúdos relevantes para sua audiência que em médio ou longo prazo será sua principal fonte de tráfego e o melhor de tudo sem ter que pagar por isso.

Entre em contato conosco. Faremos um orçamento personalizado com a necessidade do seu negocio.