SBT copia nome do canal de YouTuber brasileiro e registra como sua própria marca

SBT registra nome do canal de YouTuber brasileiro como sua própria marca no INPI.

“O SBT informa que houve uma infeliz coincidência com a marca ‘Tem Graça ou Não?’. Apesar do SBT ter feito o depósito do título do quadro junto ao INPI, e portanto ter direito sobre a marca, a expressão ‘Tem Graça ou Não?’ não será mais usada pelo programa Eliana.

O título foi usado como nome de um quadro de humor do programa Eliana e também intitula um canal no YouTube, sendo certo que os respectivos formatos dessas atrações são totalmente diferentes apesar de coincidentemente terem a mesma nomenclatura.”

Nomenclatura e trilha, né? Mas segue o jogo, “coincidência” assumida, vão abrir mão do nome e registro da marca no INPI, certo? Errado.

Na tarde de ontem Eder publicou em seu perfil no Facebook um texto em que conta detalhes sobre o pedido de registro junto ao órgão e que para fazer qualquer tipo de contestação seria necessário desembolsar cerca de R$4.800,00. A alternativa seria o canal abrir mão do registro, o que facilitaria para o YouTuber, porém Eder disse que a emissora se negou a liberar o registro da marca.

Em entrevista ao jornalista Mauricio Stycer, Eder conta que ficou surpreso e confuso após ser questionado por amigos sobre o quadro, que também usou como tema de abertura a mesma música utilizada pelo canal.

“Estou aqui num casamento e está todo mundo me procurando. Tô confuso. Um dia alguém ai vai dizer que copiei o nome do quadro da Eliana”, disse ele, que confessou que nunca passou pela sua cabeça a ideia de registrar o nome, o que já foi feito pelo SBT.