Há exatos 10 anos, o mundo conhecia o iPhone

Hoje, dia 9 de janeiro, completam exatos 10 anos que Steve Jobs apresentou ao mundo o iPhone, com a profética frase “Hoje a Apple irá reinventar o telefone“. Após dito isso, o mundo dos celulares e da computação nunca mais foi o mesmo.

A história da criação deste aparelho revolucionário é fascinante e é sobre ela que iremos falar um pouco agora.

A grande apresentação

A Macworld Expo era uma feira de eletrônicos que acontecia sempre em janeiro, em que eram apresentados vários novos produtos. A Apple tradicionalmente abria o evento com uma apresentação e foi justamente em 2007 que ela revelou o seu telefone ao mundo. O aparelho iria ser lançado apenas no final de junho daquele ano, mas como tinha que passar pela homologação das agências reguladoras (e acabar sendo divulgado antes do tempo), a empresa usou o evento para anunciar o novo produto antes.

A apresentação foi uma das mais incríveis que Jobs já fez. Ele destacou que era um lançamento historicamente tão importante quanto foi o Mac e o iPod, e tinha certeza que estava iniciando ali uma nova revolução. O sensacional jogo de palavras que fez ao dizer que eram três tipos de produtos, mas reunidos em um só, foi apenas o início de algo que ficaria marcado para todos que estavam assistindo aquela apresentação pela primeira vez.