Como criar e proteger com registro uma marca de roupa de sucesso?

Se você é um designer de moda e quer criar uma nova marca de roupas com a sua assinatura ou da empresa que está iniciando ou se você é um empreendedor e deseja abrir uma loja precisa saber que existe um elemento essencial e presente em todas as grandes marcas de roupas: O registro da marca!

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Ao longo do desenvolvimento da sua marca você somará esforços para fazer com que ela cresça e seja reconhecida pelos seus consumidores.

Independente de se sua marca será focada na tendência ou se ela será sinônimo da vanguarda do movimento da moda, você investirá muito tempo desenvolvendo os modelos, escolhendo as peças e preparando tudo o que for necessário para lançar coleções da sua marca.

Além disso você precisa considerar os investimentos em marketing para dar conhecimento ao mercado da sua nascente marca de roupas.

Diversas fotos de modelos com marcas de roupas registrada Todas as grandes grifes de sucesso possuem a marca de suas roupas registradas.

Produzir um bom editorial de moda não é barato, é necessário contar com modelos, fotógrafos, maquiadores, cenógrafos e convenhamos, nem sempre dá para descolar isso tudo com seus amigos.

Mas, ao final, tudo será recompensado quando a sua marca de roupas for reconhecida e deseja pelo mercado.

No auge você descobrirá o segundo elemento que toda a marca de sucesso tem em comum: ela sofre com a falsificação.

Não, não pense que este é cenário catastrófico, mas esteja preparado para enfrentá-lo.

Por que criar uma marca de roupa que possa ser registrada?
Muitos estilistas acreditam que apenas a qualidade de seus trabalhos aliados à sua criatividade é suficiente para a consolidação da marca no mercado de moda, mas, eles estão enganados.

O processo de “Branding” é tão ou mais importante para o estabelecimento da marca pois irá transmitir para o cliente o “feeling” da marca, seu mercado consumidor, sua proposta e posicionamento, será a declaração de identidade da marca.

Esse alinhamento entre o design da confecção e a proposta da marca é essencial para o sucesso ao criar uma marca de roupa.

Você certamente não se posicionaria entre o público juvenil com uma marca mais sisuda, de tons sóbrios, ao passo que uma marca de roupa sociais masculina que optar por um logo com muitos detalhes e cores pode se afastar do público que visa atingir.

Quando for criar a sua marca de roupa lembre-se de ter foco na escolha do público e listar para o designer tudo o que você espera transmitir com ela.

Uma vez que vocês tenham chegado a um resultado satisfatório, antes de começar a usá-la é ideal que você verifique se não há outras empresas no mercado com a mesma para roupas ou seguimentos próximos ao mundo da moda.

Essa pesquisa pode ser feita no Google, por exemplo, e você pode achar alguma grife que já use essa marca, e não será recomendável a utilização da marca caso isto ocorra.

Mas, somente a pesquisa no Google não é o suficiente para ter certeza da possibilidade de uso da marca.

Você precisará verificar ainda o INPI, se há algum registro de marca pode impedir a sua utilização e aqui alguns cuidados são necessários:

Ao pesquisar uma marca de roupa é preciso conhecer os posicionamentos do INPI em relação ao setor de moda e outros que ele considere correlato, por exemplo:

Se você encontrar uma marca de tecidos parecida com a sua para o segmento de roupa, você poderia utilizá-la?
E se a marca for de óculos, sapatos ou outros acessórios?
Essas questões podem ser respondidas pela nossa equipe, que trabalhando em conjunto com o publicitário que desenvolve a marca lhe dará maior certeza quanto não somente quanto à possibilidade de uso, mas em relação às mensagens que você quer passar com a sua marca.

Vender sua marca de roupa por Loja própria, e-commerce ou varejistas multimarca?
Uma vez que você decidiu pela marca, a forma de comercialização

Pode parecer algo até trivial, mas isso terá impacto na estratégia de marketing e na logística que será adotada pela empresa.

Vendas através do varejo multimarcas.
As lojas de varejo que possuem um mix de produtos têm a vantagem de já possuírem um público consumidor estabelecido o que pode alavancar as vendas iniciais reduzindo os custos fixos iniciais.

É uma parceria, se a marca da sua roupa tiver um bom giro no estoque da varejista, maior vai ser a visibilidade dela e cria-se um ciclo virtuoso que tende a aumentar o lucro.

Aqui a questão é vender em quantidade pois as margens são baixas e você terá a maior dificuldade nas negociações.

Além disso a sua roupa terá que disputar a atenção com outras marcas.

Some-se a isso a necessidade de ter um sistema de logística que funcione como um relógio suíço sem prejudicar as margens.

Neste caso, o ideal é registrar a marca apenas para classe de produtos de vestuário, no caso a classe 25, mas fique atento se você usar outros materiais, como couro, por exemplo, pode ser interessante registrar sua marca de roupas em outras classes para garantir uma proteção mais abrangente.

Loja própria da sua marca de roupas.
A loja própria por outro lado terá a vantagem de expor apenas o seu produto, sem que se tenha que concorrer com outras marcas, mas os desafios são maiores, contudo, se sua marca de roupa ainda não for conhecida você precisará atrair cliente para ela.

Uma vez que você atraia clientes e consiga um movimento, precisará convencê-los a comprar ali, na hora, aproveitando principalmente do impulso.

Os custos também são maiores, você terá que projetar todo espaço, pensar no mobiliário, vitrines, iluminação, estoque e tudo o que for necessário para iniciar.

Interior de uma loja de roupa de marca própria registrada. Ter uma loja própria para vender a sua marca de roupas registrada requer muito cuidado na estruturação do negócio.
É claro, você pode contratar pessoas para lhe orientar e projetar tudo, mas isso tem um preço e o custo pode ser proibitivo nesse momento.

Pelo ponto positivo, é retorno do investimento dependerá exclusivamente do seu trabalho e as vendas podem ganhar maior velocidade além de as margens serem maiores.

Gerenciando os custos o seu retorno pode ser mais relevante.

Loja virtual para sua marca de roupas.
Uma loja própria, aberta 24hs. Com baixo custo de manutenção e sem a necessidade de altos investimentos iniciais é sempre o ideal, e essa paraíso das vendas você encontra no e-commerce.

As vantagens para quem está começando uma nova marca de roupas são enormes, mas nem tudo são flores, você terá que gerenciar um servidor web, garantir a segurança de meios de pagamentos e dos dados dos clientes.

Sim, os investimentos são menores, mas as dores de cabeça podem ser maiores.

Independente de qual a estratégia que você vai adotar, se irá vender apenas em lojas físicas ou online, ou se terá a junção dos dois mundos, neste caso, o ideal é que você registre a sua marca de roupas também na classe 35, que é a classe de comércio, neste caso termos que ter cuidado quanto aos serviços reivindicados para a proteção da marca.

Óbvio que você também pode adotar um mix com venda em lojas multimarca e loja própria, física ou virtual, apenas atente para as classes de registro da marca para não ser surpreendido no futuro.

Ateliês.
Um caso muito importante a ser considerado aqui é o de Ateliês de costura que forneçam peças de roupa exclusivas ou feitas sob encomenda.

Exemplos clássicos são os estilistas que não possuem especificamente uma loja, mas a fama que obtiveram faz com que as pessoas os procurem, ou então aquela costureira de uma cidade pequena que sabem tem mãos de ouro para costura.

Sim, nesses casos também podem ser requeridas marcas para as roupas, afinal a marca protege A SUA REPUTAÇÃO, esse é o principal objetivo da marca.

Falsificação da sua marca de roupas.
Sim, este é um problema que você terá que enfrentar, quanto mais sucesso sua marca de roupas atingir, maior será a probabilidade de que você encontre peças idênticas às suas em vitrines.

Os falsificadores não se contentam em apenas copiar o design das suas roupas, eles copiam também as etiquetas que identificam a marca.

Peças falsificadas não apenas tem preços mais baratos, mas elas deterioram o valor que você criou para a sua marca de roupas.

Ao utilizarem tecidos de qualidade duvidosa, mão de obra despreparada o resultado certamente será muito distante do nível de qualidade que você vem empregando em suas peças e caso um dos seus consumidores fiéis tenham acesso a essas peças pensando tratar-se de uma produzida por você, certamente ficaram descontentes com a sua marca e não com o falsificador.

Há, somente uma maneira de lutar contra essa situação: através do registro da marca da sua grife de roupas!

Desenhos de moda por estilista ou ateliê para criação de marca de roupa para registro Mesmo estilista e Ateliês que criem peças com exclusividade ou sob encomenda de seus clientes podem criar uma marca e registrar está para proteger sua reputação

Tendo o registro da marca você poderá apreender as peças falsificadas que usem a sua etiqueta e exigir que as lojas não vendam peças falsificadas.

A criação de uma marca de sucesso passa por diversas etapas que não se limitam apenas ao Design, criatividade e bom gosto do estilista, mas a adequação a diversos fatores do mercado e um deles é o registro da marca.

Se você ainda tem dúvida que a criação de uma marca de roupa de sucesso passa pelo registro, lanço o desafio: Achar entre as 14 marcas de roupa mais valiosas do mundo ou entre as grandes empresas têxteis do Brasil, uma empresa que não tenha o registro da marca.

Ao contrário, você verá que as grandes empresas do setor têxtil, nacional ou internacional, tem não apenas uma marca de roupa, mas diversas marcas pois entendem a necessidade de se ter a mais abrangente proteção para suas marcas de roupas a fim de protegê-las.

Caso você esteja criando uma nova marca de roupa, ou atualizando seu logo, entre em contato para que possamos fazer as pesquisas necessárias para dar maior segurança ao seu investimento.

Solicite uma busca gratuita.

E caso ainda fique com alguma dúvida, pode me enviar um email (mailto:contato@marcasepatentesvix.com.br) ou chamar no whatsup (027 997293505 ), que faço questão de te responder, beleza?

*imagem by blogsigbolfashion.com