O registro da marca e a franquia

Olá pessoal,

Uma dos ativos mais valiosos no sistema de franquias é a marca. Muitas vezes uma franquia tem como principal atrativo o valor da sua marca, e assim é importante muita atenção neste assunto.

A própria lei de franquias define que a informação referente situação da marca deve ser explicitada já na circular de oferta de franquia:

“XIII – situação perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial – (INPI) das marcas ou patentes cujo uso estará sendo autorizado pelo franqueador;”

Infelizmente o INPI demora muito tempo para analisar uma marca e dar o registro. Este muito tempo é cerca de 4 anos!!!

Assim muitas franqueadoras comercializam suas franquias mesmo antes do registro definitivo, e isto não é nenhum problema, só é necessário que esta informação esteja clara na COF, onde deverá aparecer a informação referente ao pedido de registro.

Muitas vezes o ativo de uma franquia não é a sua marca e sim o seu produto, o seu know-how, a sua estrutura logística, entre outros atributos. Assim é importante identificar o real peso da marca na hora de avaliar uma franquia.

Em todo caso, para quem tem uma empresa e pensa em ser um franqueador, o melhor é solicitar o pedido de registro da marca o quanto antes. Para fazer a solicitação de registro da marca o empresário pode contratar o serviço de uma das inúmeras empresas autorizadas a realizar este trabalho, ou ainda, fazer o processo por conta própria, seguindo o passo a passo do INPI.

Fonte by: Blog Sebrae.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida em relação à classificação de marcas do INPI ou deseja fazer uma busca do seu nome empresarial, fique à vontade para entrar em contato.

Somos uma empresa de Marcas e Patentes em VITORIA ES, certificada no INPI.